terça-feira, 10 de setembro de 2013

Hidrelétrica São Manoel: Governo marca audiência pública, não muito pública, com lideranças indígenas.

UHE São Manoel e a TI Kayabi
Imagem editada por Telma Monteiro
A falta de transparência é uma característica do setor elétrico (de todos os setores, aliás) do governo federal. Marcam audiências que chamam de públicas e não comunicam à sociedade civil e não cogitam da participação do ministério público. O absurdo agora é a reunião com os indígenas marcada secretamente. 

Apesar de todas as falhas e irregularidades do licenciamento ambiental da UHE São Manoel, a 300 metros da  divisa com TI Kayabi, no rio Teles Pires, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) marcou para os dias 11 e 12 (amanhã e quinta-feira), uma audiência pública para apresentação do Estudo do Componente Indígena (ECI). 

O evento ocorrerá no município de Alta Floresta (MT), das 8 às 18 horas, no auditório "KK Eventos", e estão previstas as presenças de 30 lideranças Kayabi, 12 lideranças Apiaka, 20 lideranças Munduruku. Os indígenas serão levados de suas bases locais e de Jacareacanga por aviões da FAB. A EPE solicitou que a PM faça a segurança do local e informou  que a PF estará presente.

A comitiva do governo terá cinco representantes da Funai, seis da EPE e um do Ministério de Minas e Energia.


Um ofício à PM assinado pelo diretor da EPE, Amílcar Guerreiro, informa que participarão 74 pessoas. Isso mais parece uma reunião fechada e com nomes pré-definidos. Será que o resto da sociedade perdeu o direito de participar de "audiência pública"? 

2 comentários:

  1. Na verdade o nome do recinto onde acontecerá a audiência particular é Cáca Eventos, localizado na rua A. Eu que moro em Alta Floresta não estava sabendo de nada e acho que ninguém daqui.

    ResponderExcluir
  2. CONVITE
    Passei por aqui lendo, e, em visita ao seu blog.
    Eu também tenho um, só que muito simples.
    Estou lhe convidando a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos por eles, e, com eles. Sempre gostei de escrever, expor as minhas idéias e compartilhar com as pessoas, independente da classe Social, do Credo Religioso, da Opção Sexual, ou, da Etnia.
    Para mim, o que vai interessar é o nosso intercâmbio de idéias, e, de pensamentos.
    Estou lá, no meu Espaço Simplório, esperando por você.
    E, eu, já estou Seguindo o seu blog.
    Força, Paz, Amizade e Alegria
    Para você, um abraço do Brasil.
    www.josemariacosta.com

    ResponderExcluir

Ferrogrão – soja no coração da Amazônia

Estudo Preliminar 3 - Ferrogrão e a Soja na Amazônia                                                        Imagem: Brasil de Fato   ...